Olá! Tem alguma dúvida?
Clique aqui e fale conosco.
Foto do Nardenn

O QUE É ESTELIONATO SENTIMENTAL

Estelionato Sentimental é uma prática criminosa que se configura a partir de relações amorosas e sentimentais, cujo conceito se toma por empréstimo daquele definido no art. 171, do Código Penal, quando o agente (golpista) obtém para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento, ou seja, a vítima fica numa falsa percepção da realidade, até que o golpista consiga alcançar o seu objetivo final.

Para a caracterização do Estelionato Sentimental deve-se comprovar cabalmente que o golpista tinha a intenção de tirar proveito da boa-fé́ da vítima, com intenção ilícita de causar prejuízo, visando unicamente o seu próprio bem-estar.

Indivíduos praticantes desse tipo de ilícito são dotados dos “talentos” de enganar, de mentir, de burlar, de fraudar, de ludibriar, de trapacear, dentre outros. São muito inteligentes e possuem um poder de sedução visto em poucas pessoas.

Usando os “talentos” descritos acima, o “cidadão 171”, muitas vezes estuda sua vítima e, após identificar o possível alvo, utiliza todo o seu poder de sedução para induzir a vítima ao erro (como se hipnotizada estivesse), e, assim, obtém a confiança desejada, e, deste modo consegue auferir o lucro que almejou na sua empreitada.

A arma utilizada no caso de estelionato sentimental, é o próprio sentimento da vítima que, por muitas vezes passa por um momento difícil (falecimento de um ente querido, divórcio, carência, doença, problemas psicológicos, etc). O golpista utilizando a sua Expertise, e se aproxima da vítima e em um curto espaço de tempo faz promessas de amor, de construir uma vida, enfatiza que tudo o que está sendo adquirido e construído é do casal, ou seja, usa um disfarce para conseguir tudo o que almeja, faz a vítima achar que está vivendo o famoso “felizes para sempre”.

Induzir a vítima em erro e mantê-la nesta condição até que alcance o objetivo traçado é a ação principal do golpista. Neste ilícito, o golpista leva a vítima à falta de percepção de realidade, mantendo-a em uma condição de imperfeita noção do que de fato está acontecendo. A vítima é emocionalmente conduzida a se portar de uma forma oposta à realidade, e, acaba fazendo tudo o que o golpista pede, sem perceber que está em uma enrascada!

Não deixe que o amor seja usado contra você. Clique aqui para saber mais!

Proteja-se contra o estelionato sentimental! Descubra as táticas, sinais de alerta e estratégias para se defender de golpes emocionais. Juntos, podemos criar relacionamentos saudáveis e construir uma comunidade resiliente.